HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h

Especialidades

A ortopedia é uma especialidade da Medicina responsável por cuidar das deformidades dos ossos, ligamentos, articulações, músculos, elementos relacionados ao aparelho locomotor, bem como as doenças.

O profissional que atua nessa área é o ortopedista, que pode ainda se especializar em uma parte específica do corpo, como: coluna, joelho, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, ombro e cotovelo, quadril, medicina do esporte e ortopedia pediátrica.

O que faz o ortopedista?

A área de atuação de um ortopedista é muito ampla, sendo assim, ele pode se dedicar a cirurgias, estudos, tratamentos de problemas relacionados à locomoção humana, prevenção, e doenças que afetam tendões, ligamentos, músculos, articulações e ossos. 

As suas principais atividades desempenhadas no dia a dia são:

  • Realização de consultas: o profissional pode atender pacientes em seu consultório, em uma clínica de ortopedia ou de especialidades, ou ainda em um hospital. Durante esse encontro, ele avalia a queixa de seus pacientes, assim como os sintomas, para detectar possíveis problemas, lesões ou traumas que possam ter sido sofridos.
  • Solicitação de exames: são fundamentais para que o ortopedista possa analisar de maneira mais profunda o quadro clínico do paciente. Conforme as suspeitas, após a consulta, ele pode solicitar alguns procedimentos específicos.
  • Fornecimento de diagnósticos: alguns problemas ortopédicos podem ser diagnosticados já na primeira visita do paciente ao ortopedista, mas há outros em que é necessária a realização da leitura dos exames para se obter um diagnóstico mais preciso.
  • Prescrição de medicamentos: o médico ortopedista também pode receitar medicamentos, que podem ser tanto para o alívio de sintomas, quanto anti-inflamatórios, com uma abordagem mais completa. Isso dependerá de cada caso, bem como da necessidade de cada paciente.
  • Indicação de tratamentos: os medicamentos são apenas uma das opções de terapia para as lesões tratadas pela ortopedia. Outros tipos de tratamento também podem ser indicados, de acordo com o quadro apresentado, como fisioterapia, exercícios físicos, atividades físicas direcionadas e específicas ou ainda a cirurgia.
  • Acompanhamento: nem todos os casos atendidos pelo ortopedista necessitam de tratamento. Existem casos em que basta o acompanhamento do quadro clínico para garantir a saúde e a qualidade de vida do paciente.

Principais doenças tratadas em ortopedia

Alguns ortopedistas são especializados em partes do corpo. Na Clínica Pompeia, contamos com profissionais focados em: coluna, joelho, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, ombro e cotovelo, quadril, medicina do esporte e ortopedia pediátrica.

São muitas as doenças que podem ser tratadas por um ortopedista, isso sem falar dos problemas congênitos, como malformações, disfunções ou ainda pacientes que desenvolvem complicações ao longo da vida ou sequelas de traumas e acidentes. 

Entre as principais patologias tratadas por um médico especialista em ortopedia estão: artrose, problemas de crescimento, lombalgia, lesões dos meniscos, entorses, hérnia de disco, joanete, bursite, dedo em garra, ruptura de ligamentos, fratura do colo femoral, pé diabético e fasceíte plantar.

Também é muito comum que esse profissional atue em conjunto com o fisioterapeuta, garantindo melhores resultados e um tratamento mais completo.

Quando procurar um ortopedista?

A primeira coisa que precisamos ter em mente é que sentir dor não é normal. Sendo assim, da mesma maneira que procuramos um médico quando não nos sentimos bem, também é preciso procurar um ortopedista quando há dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações.

Isso porque, essas dores ou incômodos podem ser sintomas de uma doença ortopédica que está se manifestando, ou que já se instalou. Alguns dos sinais mais comuns de que é o momento de procurar um ortopedista são:

  • Dores constantes nas costas;
  • Cansaço excessivo;
  • Formigamentos;
  • Rigidez matinal;
  • Calor nas articulações.

Também é importante prestar a atenção em inchaços que possam aparecer nas articulações, bem como alterações em sua estrutura corporal. Deve-se procurar o ortopedista caso tenha sofrido alguma lesão ou sinta dores após a realização de algum esforço físico, ou ainda se sofreu um trauma, como uma pancada.

É fundamental procurar a ajuda de um ortopedista para que pequenos problemas não se transformem em grandes complicações.

 

coluna

Coluna

Diagnóstico e tratamento de doenças que acometem a região, como hérnias de disco, fraturas, tumores e deformidades.

SAIBA MAIS
Joelho

Joelho

Profissionais responsáveis por prevenir e tratar problemas relacionados aos ossos, tendões, ligamentos e músculos.

SAIBA MAIS

Mão e Microcirurgia

Prevenção e tratamento de deformidades congênitas das mãos e punhos, doenças degenerativas e lesões ósseas.

SAIBA MAIS

Pé e Tornozelo

Análise e tratamento dos danos e alterações dos ossos e articulações que possam causar deformidades nos pés e tornozelos.

SAIBA MAIS

Ombro e Cotovelo

Tratamento de doenças e dores no ombro e cotovelo causadas por movimentos repetitivos ou muito esforço.

SAIBA MAIS

Quadril

Diagnóstico e tratamento de todas as patologias que acometem uma das articulações mais importantes no corpo humano.

SAIBA MAIS

Medicina do esporte

Investiga a influência do exercício e do esporte com a finalidade de prevenir lesões, tratar doenças e reabilitar.

SAIBA MAIS

Ortopedia pediátrica

Sub-especialidade ortopédica que lida com a prevenção e o tratamento de Distúrbios musculoesqueléticos em crianças.

SAIBA MAIS
Ortopedia na Melhor Idade
Nosso objetivo é oferecer o melhor da ortopedia e reabilitação para melhorar significativamente sua qualidade de vida.
AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A Dor na Lombar pode ter diferentes causas, sendo importante a avaliação médica e a adoção de medidas de tratamento adequadas para cada caso....

A Dor na Lombar Durante a Gravidez é uma preocupação comum devido a mudanças físicas e hormonais desse período. Conhecer estratégias seguras...

Na escolha entre Cirurgia Ortopédica e opções conservadoras, é importante considerar fatores como a gravidade da condição e particularidades...