HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h

Coluna

Os ortopedistas especializados em coluna vertebral são capacitados para tratar as diversas doenças que afetam a coluna. 

Entre as principais patologias tratadas por esses profissionais estão as hérnias de disco, fraturas, tumores, estenoses do canal vertebral, mielopatias e deformidades.

Para se especializarem na área, os ortopedistas passam por três anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia e mais dois anos de treinamento em cirurgia da coluna. Já os neurocirurgiões obtêm seu treinamento integral durante a residência médica de Neurocirurgia. 

A constante evolução da medicina contribuiu para o estreitamento da relação entre estas duas especialidades, fazendo com que as doenças da coluna vertebral possam ser tratadas de forma igualitária por ambas. 

Apesar da cirurgia da coluna vertebral não ser reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina, é muito importante que o profissional tenha treinamento adequado para oferecer a melhor assistência ao seu paciente.

Todos os anos, a Sociedade Brasileira de Coluna realiza uma prova teórico-prática com o objetivo de avaliar os egressos do treinamento em cirurgia da coluna, de forma voluntária. Mesmo não sendo necessária a aprovação nesta avaliação para atuar como cirurgião de coluna, ser aprovado nesta prova, de certa maneira, mede o conhecimento adquirido durante o treinamento.

Principais doenças da coluna

A Clínica Pompeia, localizada no bairro de Sumaré, conta com profissionais altamente capacitados para tratar diversas condições e lesões que podem afetar esta estrutura fundamental para o nosso organismo.

Podemos listar como algumas das principais doenças da coluna:

Lombalgia

Dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia, causada por uma lesão em um músculo (tensão) ou ligamento (entorse). As causas comuns incluem levantamento impróprio, má postura, falta de exercícios físicos regulares, fratura, disco rompido ou artrite.

A maioria das dores lombares desaparece sozinha dentro de duas a quatro semanas, mas elas também podem se estender para a região das nádegas e face posterior das coxas, porém não muito além do joelho. Os principais tratamentos são a fisioterapia e o uso de analgésicos, mas em alguns casos o ortopedista pode indicar a cirurgia.

Cervicalgia

A cervicalgia é caracterizada pela dor no pescoço e ombro que varia em intensidade, podendo se estender até o braço. Ela pode ser causada por doenças subjacentes ou por esforços prolongados, como dormir em uma posição desconfortável, estresse, manipulação quiroprática ou uso de colares pesados.

Como o paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos, ele pode sofrer uma alteração na mobilidade do pescoço e sentir dor durante a palpação da musculatura do pescoço.

Transtornos dos discos (hérnias e protusões)

Como o disco vertebral não tem poder de cicatrização,pois não há circulação sanguínea em seu interior, quando ele se rompe acaba comprometendo a sua estabilidade e reduzindo, aos poucos, a sua capacidade de suportar cargas de pressão.

Quando isso acontece, o paciente passa a sentir cansaço, dores regionais segmentares no tronco ou dores irradiadas para os membros.

Artrose facetária

A artrose facetária é o desgaste degenerativo da articulação que leva à inflamação. O paciente costuma se queixar de dor que se apresenta no pescoço e ombros e na parte inferior das costas, em alguns casos irradiando para as nádegas e coxas. 

Má postura

A postura corporal é como você mantém ou apoia seu corpo quando está parado ou em movimento, quando está sentado ou dormindo, quando caminha ou levanta peso. A má postura corporal pode levar a distúrbios físicos e funcionais que, se não forem tratados, afetam a qualidade de vida do indivíduo.

Ciatalgia

A ciatalgia é uma dor que irradia ao longo do nervo ciático, descendo por uma ou ambas as pernas a partir da lombar, na sua parte traseira. Normalmente, o tratamento é feito com uso de medicação para dor e fisioterapia.

Clínica ortopédica especialista em coluna em Sumaré, Clínica ortopédica especialista em joelho em Sumaré

 

Espondilólise/Espondilolistese

A espondilólise é uma anormalidade estrutural da coluna, correspondente a um defeito no segmento interarticular que gera uma perda de continuidade óssea na região. Na maioria dos casos ela é assintomática, porém pode manifestar-se dor lombar e até mesmo ciática bilateral até às nádegas ou face posterior das coxas. A dor poderá ser leve ou moderada, piorando com movimentos de extensão e rotação.

Estenose do canal medular lombar

A estenose do canal medular lombar (ECL) é o estreitamento do canal da medula lombar, que pressiona a corda ou as raízes do nervo isquiático antes da saída pelo forame. Ela pode ser congênita ou adquirida, envolvendo as colunas cervical ou lombar.

Escoliose

A escoliose é uma deformidade vertebral caracterizada como uma curvatura lateral da coluna. Ela pode estar associada à rotação das vértebras e, dependendo do grau, pode haver diminuição da capacidade da expansão torácica.

Cifose

A cifose ou corcunda, como é popularmente conhecida, geralmente se refere a uma coluna com curvatura anormal para frente. Algumas pessoas apenas apresentam um arredondamento acentuado, enquanto outras sentem dor e rigidez nas costas.

Caso você tenha uma doença na coluna vertebral, procure por um ortopedista especialista em coluna.

Ortopedia na Melhor Idade
Nosso objetivo é oferecer o melhor da ortopedia e reabilitação para melhorar significativamente sua qualidade de vida.
AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A Dor na Lombar pode ter diferentes causas, sendo importante a avaliação médica e a adoção de medidas de tratamento adequadas para cada caso....

A Dor na Lombar Durante a Gravidez é uma preocupação comum devido a mudanças físicas e hormonais desse período. Conhecer estratégias seguras...

Na escolha entre Cirurgia Ortopédica e opções conservadoras, é importante considerar fatores como a gravidade da condição e particularidades...