HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h

O que faz um médico ortopedista?

Em algum momento da sua vida, você já deve ter se consultado com um médico ortopedista, não é mesmo? Trata-se de uma das especialidades possíveis para quem se forma em medicina e cuida de todas as partes do corpo humano. 

Todas as partes? Sim. Isso acontece porque o médico ortopedista é responsável por cuidar das lesões e problemas associados ao nosso sistema locomotor. 

Você conhece os sinais que indicam a busca por este profissional? Sabe o que ele faz? Vamos começar entendendo o que é ortopedia e do que ela trata?

O que é a ortopedia?

A ortopedia trata-se de uma especialidade médica cujo profissional é responsável por tratar, diagnosticar e acompanhar lesões que acometem todo sistema locomotor do ser humano. 

Dessa forma, isto inclui todas as doenças e traumas que afetam músculos, articulações, ossos e ligamentos. Por este fato, que mencionou-se, no começo deste texto, que ele trata todas as partes do corpo humano. Afinal, essas estruturas e tecidos fazem parte de todo corpo!

Para se tornar um profissional na área, o indivíduo precisa se formar em medicina, e em seguida, fazer uma especialização na área de ortopedia. O curso dura de 2 a 3 anos. Porém este tempo pode variar , dependendo da escolha da instituição de ensino. 

Além disso, essa especialização pode atingir partes do corpo separadas, como mão e punho, joelhos, coluna, etc.

Afinal, o que faz um médico ortopedista?

Analogamente a todo médico, o ortopedista realiza as mais diversas funções, sempre com o objetivo de tratar e acompanhar pacientes que apresentem problemas nas estruturas anteriormente citadas. 

Com todo o tempo de estudo e formação, ele tem preparo e conhecimento para realizar todo tipo de procedimento. Isto inclui procedimentos simples até os mais complexos, como as cirurgias.

Assim, entre outras atividades que o ortopedista está apto a fazer, estão:

Realização de consultas

De maneira geral, o ortopedista realiza suas consultas de maneira similar a uma consulta médica, com aplicação de questionamentos, ouve queixas do paciente e elabora um diagnóstico, baseado nos problemas, lesões ou traumas apresentados pelo indivíduo. 

Essas consultas realiza-se em clínicas particulares, especializadas e em hospitais, públicos ou privados

Solicitação de exames

Assim como qualquer especialidade médica, os exames são essenciais para que o médico ortopedista possa avaliar mais profundamente o quadro clínico do paciente. Dessa forma, ele também está apto a solicitar alguns procedimentos específicos de acordo com as suspeitas que ele tiver sobre o caso.

Prescrição de medicamentos

Por ter formação em medicina, o ortopedista pode também receitar medicamentos. Eles podem ser tanto para uso tópico, visando necessariamente o alívio de alguns sintomas, como também os mais completos, com o objetivo de atingir mais áreas, com uma abordagem total. Isto dependerá da necessidade de cada paciente.

Tratamentos e acompanhamentos

Umas das funções primordiais do ortopedista é o aconselhamento e acompanhamento de atividades que o indivíduo pode ou não desempenhar. Por exemplo: Um paciente com limitações na coluna precisará ser orientado sobre quais atividades ele poderá desempenhar. 

Portanto, ele poderá indicar se tal atividade vai prejudicar ou não o quadro além de indicar atividades físicas específicas, exercícios físicos e fisioterapia para a melhora deste quadro.

Por fim, realiza ainda acompanhamentos para pacientes que não necessariamente estão em tratamento. Existem casos em que existe apenas a necessidade de acompanhar o quadro clínico do indivíduo para assegurar sua saúde e a qualidade de vida da pessoa.

Ortopedia e traumatologia

Você sabia que a ortopedia e a traumatologia andam unidas? Como o ortopedista atende lesões nos ossos, tendões, coluna, bacia e membros inferiores e superiores, o traumatologista se dedica justamente na recuperação dos traumatismo do aparelho musculoesquelético.

Segundo pesquisas, realizadas pelo Ministério da Saúde, em 2019, revelaram que perto de 80 milhões de brasileiros praticam alguma atividade física regular, e, o número de lesões ortopédicas relacionadas, estão aumentando.Nesses casos, o ortopedista especialista em trauma esportivo é quem vai identificar e indicar o melhor caminho para o tratamento!

A Pompeia Ortopedia e Fisioterapia foi fundada há mais de 50 anos, na zona oeste de São Paulo, no bairro do Sumaré. 

Com o passar do tempo, novos sócios foram admitidos, formando um corpo clínico com profissionais especializados nas diversas áreas ortopédicas: Coluna, Joelho, Mão e Microcirurgia, Pé e Tornozelo, Ombro e Cotovelo, Quadril, Medicina do Esporte e Ortopedia Pediátrica.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a real atuação desse profissional? Entre em contato com a gente!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...