HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX 7h às 19h

Clínica de ortopedia especialista em ortopedia pediátrica

A ortopedia pediátrica é uma especialidade médica ampla, contemplando alterações no desenvolvimento, fraturas e doenças congênitas que afetam recém nascidos, crianças e adolescentes.

Dessa forma, em uma clínica de ortopedia especialista em ortopedia pediátrica, o médico ortopedista está apto a avaliar e tratar problemas músculo-esqueléticos (ossos, articulações ou músculos) em uma criança.

Isto também inclui recém-nascidos e adolescentes em fase de crescimento.

As crianças possuem certas particularidades em seus ossos e articulações. Isto deve-se, principalmente, por estarem em fase de crescimento. Ou seja, elas precisam de atendimento individuais e específicos, por apresentarem problemas que não ocorrem nos adultos.

Deformidades tratadas pela ortopedia

Como dito anteriormente, a ortopedia pediátrica faz diagnósticos, trata e controla problemas no sistema músculo-esquelético das crianças, dentre os quais podemos citar:

  • Fraturas;
  • Infecções e tumores ósseos articulares;
  • Deformidades nos membros gerais e coluna vertebral, observadas no nascimento ou desenvolvimento.

Certas alterações físicas, que podem atrasar o desenvolvimento do sistema locomotor das crianças, impedindo, por exemplo, a mesmo de andar e correr, são tratados em uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica.

É o caso de problemas no pés, como o pé chato e o pé torto, deformidades angulares nos joelhos, condições na coluna vertebral (escoliose e cifose) e displasia nos quadris.

Cuidados especializados

Outro fator que enaltece a importância de uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica é o fato das crianças, muitas vezes, não saberem dizer o que está incomodando no corpo delas.

Muitas delas nem falam, mesmo durante um exame médico.

Dessa forma, os ortopedistas pediátricos sabem como examinar as crianças e tratá-las de forma a se sentirem relaxados. Como consequência, elas cooperam melhor em todos os sentidos.

Além disso, a maioria delas apresenta dores nas articulações, por estarem em fase de crescimento. Caso essas dores forem excessivas, que impeçam o indivíduo de realizar suas atividades cotidianas (ir a escola ou praticar esportes), recomenda-se a visita a um médico pediatra, para saber o que está acontecendo, se está tudo dentro da normalidade.

Em condições e doenças mais graves, com a paralisia infantil e malformações congênitas, é obrigatório o acompanhamento médico com especialista em ortopedia pediátrica.

Tratamentos associados

A ortopedia, além de intervir também em processos cirúrgicos para a correção de problemas, usa de ferramentas com programas de reabilitação infantil, que englobam conhecimentos também da fisioterapia.

Eles estão presentes para auxiliar o desenvolvimento de crianças e adolescentes que possuam qualquer tipo de anormalidade física detectada pela pediatria ortopédica.

Vamos entender melhor os principais problemas que acometem as crianças e como eles são tratados em uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica.

Dor do crescimento

Em suma, na maioria das vezes a dor do crescimento se manifesta em crianças com idade de 3 a 6 anos, principalmente nas pernas. Em muitos casos, a criança não consegue nem mesmo indicar ao país o local exato da dor.

Elas não vêm acompanhadas de sinais pelo corpo.

Não existe uma causa definida. Vale salientar que o nome não se refere ao crescimento do corpo na hora da dor, mas sim, pela idade que ela aparece.

Seu tratamento inclui técnicas conservadoras. Massagens, compressas quentes e práticas regulares de exercício físico são algumas das recomendações.

Pé chato

Trata-se de uma alteração muito comum. Quando a criança começa a andar, o pé ainda não possui o arco plantar bem definido, fazendo com que o pé fique chato quando recebe o peso do corpo.

Conforme a criança cresce, esse defeito é corrigido.Algumas pessoas terão os pés planos por toda a vida e normalmente não sentem dor e nem têm limitações em função disso.

O tratamento inclui a análise por parte do ortopedista. Algumas vezes, o pé chato pode ser corrigido, quando associado a barras ósseas. Além disso, alguns sapatos podem ser mais adequados para crianças com pé plano valgo, como os tênis de cano alto, que firmam melhor no tornozelo. 

Pé torto

É uma alteração que se manifesta desde o nascimento. Acontece quando um ou ambos pés da criança estão virados para dentro. A doença acomete mais os meninos e atinge cerca de 1 a cada 1000 bebês nascidos vivos. 

O diagnóstico e o início precoce da correção, ainda nas primeiras semanas de vida, são de extrema importância. O tratamento é feito pelo ortopedista pediátrico através de imobilizações semanais com gesso para alinhar de maneira gradual os ossos e manter a posição obtida a cada semana.

Displasia do quadril

Também conhecida como doença displásica do quadril ou luxação congênita de quadril, caracteriza-se por uma instabilidade, podendo levar a um deslocamento (luxação). Dessa forma, a doença prejudica o encaixe do fêmur com a bacia, causando desequilíbrio, podendo evoluir para um desgaste precoce.

A doença é mais frequente em meninas e em pacientes com histórico familiar da doença. Todo diagnóstico definitivo e tratamento devem ser feitos pelo ortopedista pediátrico. Com diagnóstico precoce, o tratamento pode ser feito por meio de aparelhos ortopédicos.

Caso ela for descoberta após os 6 meses de idade, o quadril deve ser reduzido sob anestesia e mantido imobilizado com um gesso pélvico por cerca de 3 meses.

Fique atento aos sinais do corpo do seu filho! Em caso de dores procure um especialista!

A Clínica Pompeia oferece uma equipe completa que mantém alto padrão de atendimento e toda estrutura para melhor te atender.

Agende sua consulta conosco!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...